CONHEÇA O LINDO MUNICÍPIO DE XANGRI-LÁ

CONHEÇA O LINDO MUNICÍPIO DE XANGRI-LÁ
Compartilhe este post!

Localizado em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, o município litorâneo de Xangri-lá e um dos mais novos. Emancipado de Capão da Canoa, através de plebiscito em 26 de março de 1992, compreendendo nove balneários que são: Atlântida, Xangri-Lá, Praia dos Coqueiros, Marina, Maristela, Remanso, Arpoador, Noiva do Mar e o distrito de Rainha do Mar.

O nome Xangri-lá deriva da palavra Shangri-lá criada pelo escritor inglês James Hilton (1900-1954) na sua obra Horizonte Perdido escrita em 1933. Shangri-lá era um país imaginário localizado na região do Tibete, neste local todos que chegavam não envelheciam mais, desde que não saíssem mais de lá.

Xangri-lá é um símbolo de uma aspiração, neste local não existe o mal e a vida cresce em amor e sabedoria. Uma terra de homens felizes, uma versão moderna da terra da promissão. A formação do próprio nome já nos diz tudo isso:

Xangri = secreto

= desfiladeiro

Xangri-Lá = país imaginário

O município tem diversos atrativos, entre eles estão a praça Ramiro Corrêa, que fica situada no centro de Xangri-lá na avenida Paraguassú. Arborizada com árvores do tipo casuarinas e totalmente gramada na frente da igreja de São Pedro. Outro atrativo é a praça central localizada no centro de Atlântida na avenida central, arborizada com árvores de diversas espécies, gramíneas e canteiros com flores.

A praça Rainha do Mar é outro atrativo do município, localizada no centro de Rainha do Mar e em frente a Capela Nossa Senhora de Fátima, foi arborizada com árvores do tipo casuarinas e calçada em volta e em formato de X. A primeira igreja construída no município foi capela de São Pedro, ainda na época que Xangri-lá era distrito de Capão da Canoa, situada junto a Praça Central Ramiro Corrêa de Xangri-Lá.

Alguns dos atrativos naturais de Xangri-lá e o Sambaqui, situado em uma área particular na divisa de Atlântida e Xangri-lá, está um cemitério com ossos e objetos da cultura indígena, a história conta que é o maior da América do Sul. A Lagoa dos Quadros e outro dos atrativos naturais do município, localizada na RS 407 e RS 386 (Estrada do Mar), possui uma paisagem de inconfundível beleza. O local serve de prática para esportes náuticos como: Jet-ski, barco a vela entre outros, além de uma possuir uma ilha de 10 hectares.

A Fazenda Nunes possui uma importância histórica para a região, localizada no lado oeste do Município, com entrada no trevo de acesso de Xangri-Lá, foi onde começaram a chegar os primeiros imigrantes da família Nunes. O nome do município de Capão da Canoa surgiu desta fazenda, pois ela possuía “Capão” (árvores silvestres agrupadas) e onde faziam canoas. Outro exemplo das atrações naturais que existem em Xangri-lá e a Barra do João Pedro, na RS 407, o local tem como atração a colônia de pescadores. Um lugar rústico, típico da região, onde há venda de peixes vivos.

Já imaginou morar em um lugar assim? Eu posso te ajudar a encontrar o local perfeito. Veja meu portfólio de imóveis em Porto Alegre, Capão da Canoa, Xangri-lá, Rainha-do-Mar e regiões próximas. Dê uma olhada, e se gostar de algo não pense duas vezes, venha falar comigo, vou adorar te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *