ESTÁ PENSANDO EM MORAR SOZINHO(A)? VEJA ESTAS 6 DICAS PARA TE AJUDAR NESSE PROCESSO

ESTÁ PENSANDO EM MORAR SOZINHO(A)? VEJA ESTAS 6 DICAS PARA TE AJUDAR NESSE PROCESSO
Compartilhe este post!

Morar sozinho(a) é um enorme desafio, mas também uma grande oportunidade de crescimento pessoal. Afinal sua família não vai estar lá para fazer sua comida, ajudar com as contas ou arrumar a casa.

Organização e controle financeiros são essenciais para que o processo de independência seja bem sucedido e que você consiga se manter. Para ajudar separei 6 dicas importantes para quem está planejando morar sozinho(a), vamos nessa?

1- Aprenda a cozinhar

Uma das habilidades mais importantes para quem mora sozinho é cozinhar. Se você preparar a sua própria comida sua saúde vai se beneficiar, afinal ninguém consegue sobreviver só de fast food e comida congelada, e o seu bolso vai agradecer, já que comprar os ingredientes e bem mais barato do que a comida pronta.


Existem muitos canais no youtube e sites com a finalidade de ensinar receitas para quem não tem tanta habilidade culinária, mas lembre-se ter persistência, o que você fizer de começo pode não ser muito comestível mas conforme for cozinhando o resultado ficará melhor.

2- deixe a casa com a sua cara

A sua casa deve ser um local gostoso e aconchegante para você, deve refletir a sua personalidade e estilo de vida. Por isso gaste algum tempo, e dinheiro também, para fazer uma decoração caprichada. Se não conseguir montar tudo de uma vez guarde algum dinheiro todo mês para comprar novos itens decorativos.


Não tenha medo de bater perna, visite lojas de decoração e encontre os itens que vão transformar a sua casa em um verdadeiro lar. Na internet também é possível encontrar a venda itens decorativos a preços acessíveis, além de vídeos e tutoriais de DIY (Faça você mesmo) com ideias incríveis. Só tome cuidado para não se empolgar lotar a casa com itens demais ficando poluído visualmente e, consequentemente, desconfortável de se estar.

3- Faça uma planilha financeira

Um dos desafios de se morar sozinho é organizar a parte financeira, contas de água, luz, internet, entre outras despesas. Para organizar esta parte faça um planilha para ter um registro de tudo o que entra e o que sai de dinheiro na sua casa, uma dica é usar o esquema 50-35-15.


O esquema 50-35-15 funciona da seguinte maneira, 50% do seu salário será destinado a gastos essenciais como contas, compra de alimentos e itens de limpeza. 35% do seu salário irá para gasto pessoal, como passeios com amigos ou compra de bens como roupas e outros acessórios. Por fim 15% do seu salário irá para uma conta pessoal para ser usado em caso de emergências como doenças ou desemprego.

4- Seja disciplinado e organizado

Um dos maiores perigos de se morar sozinho e ceder à preguiça e deixar a casa virar um caos de sujeira e bagunça. Por isso é importante manter uma rotina de limpeza, lave a louça sempre no mesmo dia, organize a bagunça assim que chegar em casa, reserve um dia da semana para a limpeza pesada e para lavar a roupa.

Lembre-se, uma casa organizada, além de ser mais aconchegante e convidativa, evita a visita de convidados não tão ilustres, como baratas e ratos, que sempre aparecem quando a sujeira e a bagunça estão presentes.

5- Tenha um plano para quando ficar doente

Como ninguém é de ferro, sempre é possível ser acometido por uma gripe ou uma virose, mas e se você estiver morando sozinho? Por isso é sempre bom manter uma pequena farmácia dentro de casa, com remédio para febre, enjoo, gripe e materiais para pequenos curativos.

Conheça quais são os hospitais perto da sua casa, assim se os sintomas piorarem você vai saber para onde ir. Caso a situação se agrave não pense duas vezes antes de pedir ajuda a alguém, em último caso ligue para os telefones de emergência, os mantenha sempre anotados onde se pode ver facilmente.

Se você não lembra quais são vou colocar eles aqui para você:

190 – Polícia
192 – Samu
193 – Bombeiros

6- Saia de casa

Ter uma casa só para si e uma tentação para ficar sempre em casa de pernas para o ar assistindo um filme ou série. Não caia nessa, ficando assim em pouco tempo você poderá ficar desanimado com a vida ou até mesmo deprimido. Mantenha uma rotina onde você terá que sair de casa, vá para a academia, saia para fazer compras ou simplesmente de uma volta no bairro para conhecê-lo melhor.

Sempre que for comprar ou alugar um imóvel, posso ajudar você a encontrar o ambiente ideal para você começar essa nova etapa em sua vida.

Tenho um amplo portfólio de imóveis em Porto Alegre, Capão da Canoa, Xangri-lá, Rainha-do-Mar e regiões próximas. Dê uma olhada, e se gostar de algo não pense duas vezes, venha falar comigo, vou adorar te ajudar.

Veja um imóvel com essas características.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *